Um homem de 19 anos foi morto a tiros na madrugada da última segunda-feira (4) em Colniza, a 1.065 km de Cuiabá. A vítima foi identificada como Ataide Brito de Oliveira.
De acordo com a Polícia Militar, a esposa da vítima, relatou que eles retornavam para casa quando próximo da residência onde moram visualizou um veículo estacionado e com a porta aberta. Disse que era um carro vermelho, um Fiesta; que logo imaginou ser o carro pertencente a Ezequiel Rabelo Carvalho; que Ataide continuou andando e ela com medo ficou para trás; que logo que a vítima passou pelo portão que estava aberto, ela escutou barulho de tiro e um grito dizendo "ai desgraça", momento em que ela fugiu e se escondeu no terreno vizinho; que ouviu logo após os suspeitos conversarem dentro do quintal da sua casa; que ficou escondida até o veículo sair; que em seguida foi até a casa dos irmãos da vítima pedir socorro.
Ainda segundo a PM, a equipe de Força Tática, juntamente com a guarnição PM de Guariba, passou a colher mais informações sobre a possível autoria do fato e possíveis locais nos quais poderiam estar os suspeitos. Após ouvir algumas pessoas, soube-se que o suspeito Carlos Henrique Oliveira Buss teria anteriormente ao fato e naquela data tido uma briga com Ataide numa outra residência em que estavam reunidos e bebendo ao longo do dia com demais familiares e juntamente com Ezequiel, ocasião em que outras pessoas presentes intervieram e pararam as agressões, após Henrique pegar uma faca de churrasco e Ataide pegar um facão.
Após, a equipe policial passou a realizar diligências com o apoio da guarnição PM, obtendo êxito em encontrar o veículo Fiesta vermelho e suspeitos na residência de Ezequiel, onde foram os suspeitos (Carlos e Ezequiel) vistos na varanda da casa consumindo bebida alcoólica.
Realizada a abordagem, os suspeitos negaram a autoria em primeiro momento. Após ser confirmada a suspeita em face das informações testemunhais, Ezequiel e Carlos que estavam bastante exaltados e agressivos resistiram à condução, momento em que foi necessário o uso da força física moderada.
Após imobilização, Carlos confessou que a arma do crime tinha sido jogada no terreno baldio ao lado. Disse que possui a arma há uns dois meses e que ela ficava guardada no sítio, mas há uns 15 dias ela estava na sua residência no distrito de Guariba; que Ezequiel não tem nada a ver com o ocorrido.
Vistoriado o terreno baldio, a arma foi localizada numa posição em que a arma estava aberta, com a coronha apoiada ao solo e o cano escorado nas folhas da vegetação. Foi observado que no cano da arma havia um cartucho deflagrado. Dois cartuchos foram encontrados próximo a arma, carregados (não deflagrados).
O óbito da vítima foi constatado e a Gu PM de Guariba fez contato com a Polícia Civil de Colniza que deslocou até o local dos fatos para demais providências. Os dois suspeitos, Carlos Henrique Oliveira Buss e Ezequiel Rabelo Carvalho, foram presos em flagrante e encaminhados à delegacia de polícia de Colniza. A arma do crime, uma espingarda, foi apreendida.