segunda, 20 de setembro de 2021

NOTÍCIAS

Data: Quinta-feira, 29 de julho de 2021     Fonte: Gazeta Digital

SES recorre ao Ministério da Saúde para confirmar se amostra é de variante Delta em MT

Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recebeu a amostra de exame coletado pelo Instituto de Análises Clínicas (Inac), que apontou o primeiro caso da variante Delta em Mato Grosso, e encaminhou a coleta para o Ministério da Saúde a fim de confirmar se o material efetivamente se trata da nova cepa.

Conforme noticiado pela reportagem, o laboratório confirmou a nova variante no estado por meio de exame na terça-feira (27). Contudo, a amostra só chegou à SES na tarde desta quarta-feira (28).

A nova cepa foi identificada pelo Inac em uma adolescente de 15 anos de Cuiabá. Por meio de nota, o laboratório informou que a paciente apresentou sinais de gripe e foi diagnosticada com sintomas leves.

Antes de ser constatada a infecção pela variante Delta, a adolescente já havia sido infectada pela covid-19 em março deste ano e, por conta disso, os novos sintomas foram inicialmente tratados como sendo uma possível reinfecção.

Pandemia em Mato Grosso

Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde apontam que cresceu nesta semana o número de cidades com alto risco de contágio pela Mato Grosso. No levantamento divulgado na terça-feira (27), a pasta informou que 15 municípios estavam nesta classificação. 

Antes disso, na última semana, a SES havia notificado 12 cidades com alto risco. Além disso, Mato Grosso é o estado com mais mortes pela covid-19 a cada 100 mil pessoas, conforme dados do Ministério da Saúde.