JNMT - A credibilidade da notícia
NOTÍCIA

PF deflagra operação em 6 Estados contra fraudes nos benefícios emergenciais

Data: Quinta-feira, 22/07/2021 20:39
Fonte: RDNews

A Polícia Federal deflagrou, hoje (22), a Operação Animus Fraudandi, em continuidade ao combate às fraudes aos Benefícios Emergenciais, que são pagos a parte da população com dificuldades financeiras em razão da pandemia.

Hoje são cumpridos 29 mandados de busca e apreensão e 4 de sequestro de bens, perfazendo um total de aproximadamente R$ 140 mil bloqueados por determinação judicial. As ações ocorrem nos Estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Santa Catarina, com a participação de aproximadamente 120 Policiais Federais.

A operação foi batizada Animus Fraudandi, expressão latina que significa “intenção de fraudar”, à qual remete ao caráter fraudulento e intencional dos desvios de valores identificados no curso das investigações.

Destaca-se que em razão da atual crise de saúde pública, foi adotada logística especial de preservação do contágio com distribuição de EPI’s a todos os envolvidos, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados

Os trabalhos realizados são resultado da união de esforços denominada Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE), da qual participam a Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União. Os objetivos da atuação interinstitucional conjunta são a identificação de fraudes massivas e a desarticulação de organizações criminosas, com a responsabilização de seus integrantes, além de recuperar os valores para o erário. 

A Polícia Federal já realizou a deflagração de 114 ações visando ao combate às fraudes aos Benefícios Emergenciais, com a expedição de mais de 443 mandados de busca e de 50 de prisão.

Em Rondonópolis, os policiais federais cumpriram mandado de busca e apreensão e apreenderam celular e notebook. Além de a Justiça Federal ter decretado bloqueio de R$ 80 mil, a título de ressarcimento. ( Com Assessoria).