JNMT - A credibilidade da notícia
NOTÍCIA

70% da população indígena de MT foi vacinada contra a Covid-19; mais da metade tomou a 2ª dose

Quase 30 mil indígenas foram vacinados com a primeira dose no estado.
Data: Sexta-feira, 07/05/2021 19:24
Fonte: G1 MT

Mato Grosso vacinou, com a primeira dose, 70% da população indígena que vive em terras já demarcadas ou em territórios que se encontram em fase do processo de homologação junto à Fundação Nacional do Índio (Funai) contra a Covid-19. Já com a segunda dose foram imunizados 55% da população nativa inserida nesse grupo.

Os dados são do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (Sasisus) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), atualizados em 21 de abril.

O estado tem 42.538 indígenas, conforme o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado em 2010.

Cerca de 30 mil indígenas acima de 18 anos estão no grupo prioritário para receber a vacina pela vulnerabilidade, devido a fatores geográficos e epidemiológicos. Conforme o plano de vacinação, a meta inicial é vacinar 71,4% dessa população.

Essa etapa de imunização é parte do Plano Geral de Enfrentamento à Covid-19 para Povos Indígenas, do governo federal, e não inclui indígenas que residem na zona urbana ou rural e povos isolados, devido à falta de um estudo de impacto orçamentário.

Até agora Mato Grosso registrou 4.680 casos confirmados de Covid-19 entre indígenas e 103 mortes em decorrência da doença.

Primeira indígena vacinada em MT

A mato-grossense Elidia Takiro Peruare, de 64 anos, foi a primeira indígena vacinada contra a Covid-19 em Mato Grosso. A vacinação aconteceu na Casa de Saúde Indígena (Casai) de Cuiabá no dia 19 de janeiro.

Durante o ato simbólico, Cecilio Porireu Aijako, de 63 ano, da etnia Bororó, Valdomiro Rodrigues Soares, de 54 anos, da etnia Bakairi, e Alikose Enawene, de 20 anos, da etnia Enawene Nawe, receberão a primeira dose do imunizante.