domingo, 07 de março de 2021

NOTÍCIAS

Data: Quinta-feira, 21 de janeiro de 2021     Fonte: TV Centro América

Detran-MT investiga vídeos de golpistas vendendo carteiras de habilitação falsas

O Departamento Estadual de Trânsito (Dentra-MT) recebeu as imagens após denúncias e está investigando o caso.
Reprodução

Vídeos que circulam nas redes sociais e em aplicativo de mensagens mostram golpistas vendendo carteiras de habilitação falsas, em Cuiabá. O Departamento Estadual de Trânsito (Dentra-MT) recebeu as imagens após denúncias e está investigando o caso.

O diretor do Departamento, Alessandro Andrade, contou que recebeu a denúncia por meio de uma auto-escola credenciada. Segundo ele, esse tipo de crime ocorreu há anos e, muitas vezes, passou despercebido em barreiras policiais.

No entanto, a partir de 2017, o Detran começou a emitir as carteiras com mais camadas de segurança, como o QR Code, por exemplo.

O QR Code das CNHs só pode ser lido por meio do aplicativo oficial View e, atualmente, toda fiscalização policial possui o recurso.

Em um vídeo gravado por golpistas aos supostos clientes, mostra a CNH falsa com um QR Code, semelhante ao original, que direciona para um outro site qualquer com informações sobre a carteira, o que não é válido.

“Eles montam um site com uma aparência semelhante à do Detran, mas na hora de fazer a verificação dá pra ver que o endereço eletrônico é diferente”, explicou o diretor.

Alessandro disse ainda que esses vídeos são enviados aos possíveis compradores, no entanto, se trata de golpe.

“Os golpistas recebem o dinheiro, mas não entregam a carteira de habilitação ao comprador, e quem compra também está cometendo um crime”, ressaltou.