JNMT - A credibilidade da notícia
NOTÍCIA

MP exige demissão da direção da UPA de Juína onde Vigilância encontrou irregularidades

Secretária teria dito ao MP que não sabia da situação do local
Data: Quarta-feira, 16/09/2020 15:23
Fonte: Site JNMT

Depois de realizar uma fiscalização na UPA 24 horas em Juína no início do mês a Vigilância Sanitária Estadual comunicou a promotoria de justiça sobre as inúmeras irregularidades e afirmou a necessidade de interditar o local.

Diante da real situação até de medicamentos com falta de controle e alguns vencidos sendo oferecidos às pessoas; para o Ministério Público era caso de interrupção sem dúvida pelo Estado.

Porém o que poderia oferecer de impacto para o atendimento à população? Essa foi a preocupação do promotor Marcelo Linhares.

“Está certo, mas se interditasse a unidade poderíamos perder a UPA e se alguém sofresse um acidente não teria o que fazer com essas pessoas; e com as pessoas que estão ali dentro; foi feito uma reunião muito grande do Ministério Público com a secretária Leda Villaça, com prefeito Altir e com pessoal da vigilância sanitária na promotoria e nessa reunião foram fixados prazos muitos curtos para solução”, ressaltou Linhares.

Durante a entrevista ao Site JNMT o promotor destacou que pediu entre os prazos mais curtos sendo o de 24 horas; inclusive o MP na semana que vem exigiu a demissão do pessoal que administrava UPA, a coordenadora de enfermagem e coordenadora administrativa.

Segundo o promotor as questões de irregularidades têm a ver com responsabilidade da coordenação de enfermagem e da administração.

“Tem que ver que o tem instalado no lugar errado, que tinha funcionário usando a máscara no pescoço e não interessa que a pessoa acha, é para usar e pronto, pode alegar que estaria sobrecarregado, então avisasse a promotoria antes; já sobre a questão estrutural que tinha rachadura e infiltração para tudo quanto é lado isso daí a diretora administrativa tem que ver”, cobrou Linhares.

Linhares ainda observou a seguinte situação.

“ Ah, mas eu comuniquei administração e a administração fez o quê com isso? Você viu que a administração não fez nada porque que você não avisou a promotoria? Você quer segurar o rojão então você segura”, frisou

Sobre a readaptação e manutenção do local, o promotor de justiça determinou um prazo de 30 dias para terminar com as infiltrações se não terminar; Linhares afirmou que já houve um ofício da promotoria para Vigilância  Sanitária do Estado voltar na cidade e a orientação que a promotoria deu é que que se tiver errado de novo, não é nem para ligar para promotoria é para interditar.

O município tem um prazo de 24 horas para tirar os medicamentos vencidos, 10 dias para substituir a direção da UPA e 30, 60 dias para terminar as obras que tem que fazer de infiltração e contratar mais funcionários entre eles um farmacêutico para poder cuidar dos medicamentos, tanto do covidário e mais um médico.

As medidas têm que ser tomadas pelo município; agora segundo o promotor Marcelo Linhares está na mão do prefeito Altir Peruzzo e da Secretaria de Saúde Leda Villaça que alegou que não sabia da situação que se encontrava a UPA.