Portal JNMT
Portal JNMT
NOTICIAS

#Praticantes de capoeira retomam treinos com comunidade em Juína, após longo tempo sem incentivos

Data: Segunda-feira, 16/04/2018 08:08
Fonte: Cleber Batista JNMT
Foto: JNMT

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os componentes arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música.

Em Juína um grupo de praticantes da capoeira está imbuído em resgatar a expressão dessa cultura que há algum tempo estava esquecida por alguns fatores, para o graduado Luiz Carlos, popular “Tiú” a arte além de proporcionar bem estar, cultura, é muito importante para contribuir na formação de bons cidadãos.

A capoeira é difundida de modo oral e gestual, nas ruas e nas academias, bem como das relações de sociabilidade e familiaridade construídas entre mestres e discípulos, na cidade o espaço utilizado para os treinos estão ocorrendo na quadra coberta ao lado do ginásio de esportes.

A capoeira tomou conta do gosto da família de Tiú, os filhos, a esposa e a mãe do graduado estão envolvidos com o auxílio de amigos para dar mais expressão a arte. Dona Eumina Rodrigues cuida do neto enquanto acompanha o trabalho do filho

Adriana Vitória motivada pelo pai está começando nos treinos, a vontade e determinação para participar dos treinos já pode ser vista até mesmo nos primeiros momento de aquecimento.

Marlecí Vieira esposa de Tiú acompanha o trabalho do marido, porém o envolvimento prático na arte se deu nessa oportunidade, para ela os benefícios são inúmeros, na ocasião fez questão de convidar as pessoas para participar dos treinos.

O pequeno Jhon Vieira de apenas quatro anos, claro! Ainda não tem o domínio da oratória, mas já demonstrou habilidade nos treinos.

O diálogo corporal, a improvisação, a inteligência do corpo, a necessidade de agir, o equilíbrio, assim como as noções de espaço, tempo, ritmo, música e compreensão da filosofia de jogo, são princípios fundamentais ensinados dentro da capoeira. Para o corpo, é perfeito!

José Ivan, o Imbé foi um dos primeiros praticantes da capoeira em Juína, para ele além de outros fatores, a falta de apoio do poder público em certos momentos reduziu a possibilidade de manter esse trabalho para a sociedade, na oportunidade ele destaca o desejo em dar maior expressão para a arte da copeira na cidade.

O secretário de esportes e lazer Wilson Pereira explicou como tem sido o apoio da prefeitura nesse início de ação do projeto de retomada da copeira na cidade.

PUBLICIDADE