Portal JNMT
Portal JNMT
NOTICIAS

#Doença de Ratos mata jovens em distrito de Colniza

Data: Sábado, 14/04/2018 10:49
Fonte:
Foto: Reprodução

Do último dia 28 de março ao dia 08 de abril três jovens Josias Neto Lauvers Schultz, Bruno Neto Lauvers Schultz e José Cassiano Neto todos de uma mesma região conhecida como “Salvação” distrito de Colniza a cerca de oitenta quilômetros do centro, foram encaminhados para o hospital André Maggi em estado grave e os sintomas apresentados assustaram a população local, pois eram idênticos aos da dengue hemorrágica e febre amarela, logo os boatos de que havia uma epidemia a caminho surgiram e aumentou o numero de pessoas que procuraram os PSFs do município buscando as vacinas, principalmente para febre amarela.

Dos três adolescentes que foram internados dois vieram a óbito Bruno Neto Lauvers Schultz e José Cassiano Neto o terceiro Josias Neto Lauvers Schultz após ser encaminhado para Juína e posteriormente Cuiabá já se encontra fora de perigo.

Na manhã desta sexta-feira (13) a Secretaria de Saúde do município emitiu uma nota informando à população que o laboratório oficial do governo do estado LECEN - MT confirma que os pacientes José e Josias foram contaminados pela Leptospirose, ou “Mal de Adolf Weil”, é uma doença infecciosa bacteriana, também extremamente grave, causada pela bactéria Leptospira interrogans. É considerada uma zoonose infectocontagiosa, isto é, uma doença proveniente de animais. Contudo, também afeta o ser humano, o qual se contamina pela urina do rato.

A Secretaria de Saúde do município continua aguardando o resultado dos exames do paciente que também veio a óbito Bruno e assim que for disponibilizado informará a população, a secretária Célia informou ainda que esta sendo realizados os trabalhos preventivos através do departamento de endemias e seus agentes naquela região bem como em todo o município.

Esta semana foram dois dias de intensos trabalhos realizados pela Prefeitura Municipal de Colniza, através de um mutirão suas secretarias Educação, Obras, Saúde, e departamento de endemias realizaram limpezas de lixo e entulhos de ruas e terrenos baldios naquele distrito.

O chefe do departamento de endemias Edson Barbosa aproveitou para reforçar e até fazer um apelo as pessoas para que cuidem de seus quintais e terrenos, evitando assim que doenças deste tipo venha proliferar no município.

Fonte: Jornal O Popular

PUBLICIDADE