Portal JNMT
Portal JNMT
NOTICIAS

Aripuanã tem alerta para possível surto de conjuntivite

Data: Segunda-feira, 08/01/2018 07:48
Fonte:
Foto: Reprodução

Um possível surto de conjuntivite em Aripuanã é apurado pela Secretaria Municipal de Saúde do município. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (05). No entanto, ainda não há um levantamento total sobre a quantidade de pessoas com sintomas.

 

O Secretário Bartolomeu Sousa (Beto) disse que suspeita do surto, depois que percebeu um aumento significativo de moradores que procuram atendimento nas unidades com os sintomas de conjuntivite, principalmente no Hospital Municipal.

 

Ainda de acordo com o Secretário Beto, somente esse início de mês, aproximadamente 70 pacientes foram atendidos nas unidades de saúde. Informou ainda que o atendimento nas unidades de saúde deve ser reforçado para atender as pessoas com os sintomas da doença.

 

A conjuntivite é uma doença ocular que causa inflamação da conjuntiva e na parte branca do olho, uma membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e a parte interna das pálpebras.

 

A inflamação pode afetar um ou os dois olhos, mas é comum que os dois olhos sejam afetados, por conta da proximidade um do outro. Costuma durar entre 1 e 2 semanas, geralmente não causa sequelas e é bem frequente no verão. A conjuntivite pode ser caracterizada como aguda ou crônica.

 

O tratamento pode ser feito com compressas embebidas em soro fisiológico e colírios indicados pelo médico, além de ser muito importante limpar os olhos com frequência. É muito importante consultar o médico para fazer o tratamento, pois é ele quem indicará o tipo de conjuntivite e, consequentemente, o tratamento. O uso do colírio correto é fundamental pois existem alguns anti-inflamatórios, outros antibacterianos e outros antialérgicos.

 

EVITAR PROPAGAR

Algumas medidas podem ser tomadas para se evitar a propagação da conjuntivite viral:

Lave suas mãos com frequência.

Não coloque as mãos nos olhos para evitar a recontaminação.

Evite coçar os olhos para diminuir a irritação da área.

Lave as mãos antes e depois do uso de colírios ou pomadas.

Ao usar, não encoste o frasco dos colírios ou da pomada no olho.

Não compartilhar lençóis, toalhas, travesseiros e outros objetos de uso pessoal de quem está com conjuntivite;

Evitar piscinas

Tratamento.

 

Mais informações pelo telefone (66)3565-1400.

 

Topnews

PUBLICIDADE