Portal JNMT
Portal JNMT
NOTICIAS

Desmatamento na Amazônia Legal em MT cai 10% em comparação a 2016

Data: Segunda-feira, 23/10/2017 07:50
Fonte:
Foto: Reprodução

O desmatamento da Amazônia Legal em território mato-grossense caiu 10% em comparação a 2016, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A taxa foi estimada pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes) do órgão.

Ao todo, a estimativa é de que 6.624 km² tenham sido desmatados entre agosto de 2016 e julho deste ano na região da Amazônia Legal.

O mapeamento do Inpe utiliza imagens de satélite para registrar e quantificar as áreas desmatadas maiores que 6,25 hectares. O órgão considera desmatamento com sendo a remoção completa da cobertura florestal primária, independentemente da futura utilização da área.

Em Mato Grosso, o Inpe apontou um total de 1.341 km² de mata derrubada. O valor é 10% menor que o número registrado no mesmo período do ano passado, quando 1.489 km² foram desmatados. O estado aparece em segundo lugar no ranking nacional.

Na Amazônia Legal, o Amapá foi o único estado que demonstrou aumento de casos. Em relação ao ano passado, os estados tiveram queda de 16% no desmatamento na Amazônia Legal.

No ranking, divulgado pelo Inpe, o Pará aparece na frente com 2.413 km² desmatados. Em seguida, aparecem os estados de Rondônia (1.252 km²) e o Amazonas (965 km²).

A região da Amazônia Legal é composta pelos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Por G1 MT

PUBLICIDADE