Portal JNMT
Portal JNMT
NOTICIAS

Judiciário abre as portas para Agentes Mirins em Campo Novo do Parecis

Data: Terça-feira, 12/09/2017 07:35
Fonte:
Foto: Reprodução
A comarca de Campo Novo do Parecis (a 396 km de Cuiabá) recebeu 155 crianças e adolescentes atendidos pelo projeto Agente Mirim (Agem), no dia 26 de agosto. Reunidos no plenário do Tribunal do Júri, os agentes mirins assistiram à explanação feita pelo juiz da Vara da Infância e da Juventude de Campo Novo, Maurício Alexandre Ribeiro. Na ocasião foram abordados temas como o funcionamento dos três poderes, a importância do Poder Judiciário, o significado da lei e sua aplicação. 
 
Idealizado em 2016 pela Associação do Servidor Penitenciário de Campo Novo do Parecis, o Agem tem por objetivo auxiliar na formação dos jovens, retirando-os da situação de risco e da criminalidade, oferecendo uma nova perspectiva de futuro por meio de ações educacionais e esportivas, como escolinha de futebol, capoeira, rapel, artesanato, entre outros. Além disso, com base em hierarquia e disciplina, o projeto prevê o ensinamento de importantes valores morais e cívicos.
 
Segundo o agente penitenciário e coordenador do projeto, Fábio Aguiar, a palestra foi fundamental para a formação das crianças e adolescentes. “Esperamos que esta seja a primeira de muitas outras que virão. Esse foi o primeiro contato desses jovens com o Poder Judiciário, representado pelo juiz Maurício Alexandre, que é uma excelente pessoa e se mostrou determinado a ajudar o projeto, cedendo um pouco do seu tempo para trazer conhecimento para todos eles”, afirmou.
 
Para o magistrado, a iniciativa foi importante por aproximar os jovens do Judiciário. “Já proferi várias palestras e esta em especial foi muito positiva, pois as crianças e adolescentes demonstraram muito interesse em tudo o que foi dito. Entendo ser primordial transmitir a informação, até mesmo porque é um exercício ao direito de cidadania dos jovens”, declarou Maurício Ribeiro.
 
Assessoria de Comunicação CGJ-MT 
PUBLICIDADE