JNMT - A credibilidade da notícia
ARTIGOS/OPINIÃO

Seja bom!

A princípio, todos nós desejamos e lutamos incansavelmente para ser bons em nossas vidas. É fato que algumas pessoas conseguem esse feito; já outras, não. Alguns têm muitas dificuldades, e outros nem tanto.

 

Em minha caminhada de estudante e concurseiro, observei e analisei a vida de muitos estudantes e percebi que em alguns colegas e amigos se via comprometimento e organização para estudar, isto é, eles eram bons alunos, pois assistiam às aulas, anotavam os pontos relevantes, faziam as tarefas, eram organizados, enfim.

 

Em uma perspectiva natural e superficial, era perceptível que esses indivíduos conseguissem sucesso e aprovação nos certames, porém não era o que de fato ocorria.

 

Eles eram bons alunos, todavia, o resultado não chegava.

 

 

Acima de ser um bom aluno, entendo que devemos não apenas ter todas as características supracitadas, mas também buscar ser bons estudantes.

 

Estudar é um estilo de vida e deve ser algo agradável e prazeroso, e jamais devemos encarar como uma obrigação, pois, assim, torna-se torna cansativo e desgastante.

 

Mas o que vem a ser “bons estudantes”? Compreendo que estudante é aquele que diante do cenário existente na sua vida, ou seja, material de estudo, organização, conteúdo e outras coisas mais, é um ser humano que estuda verdadeira e religiosamente.

 

O foco da nossa vida não é ser um sujeito passivo e inerte, como é o caso de um bom aluno, mas sim ser um sujeito ativo e dinâmico, como é o caso de um bom estudante.

 

Estudante é aquele que estuda. Estudante é aquele que se dedica. Estudante é aquele que tem compromisso com seus propósitos. Estudante é um indivíduo persistente.

 

Estudante é aquele que estuda e aprende porque gosta e aprecia o conteúdo. Estudante é aquele que deseja ser aprovado em um concurso e faz por merecer. Estudante é aquele que lê, escreve, entende, aprende e aplica. Estudante é aquele que estuda não por obrigação, mas sim por satisfação.

 

É certo que devemos ser bons em nossas vidas. À nossa frente e em nossa perspectiva, temos a capacidade de escolher entre ser um bom aluno ou ser um bom estudante. Em qual grupo você se encaixa? A qual grupo você deseja pertencer? O que você tem feito para pertencer ao grupo dos estudantes?